sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Santo do Dia: Santa Beatriz


Beatriz nasceu em 1424, vinda de nobilíssima família portuguesa. Teve uma educação cristã desde cedo, foi muito influenciada pelos franciscanos e pelas controvérsias sociais sobre o dogma da Imaculada Conceição.

Foi escolhida por Isabel, infanta de Portugal, tornada rainha de Castela, para ser sua dama de honra. Mesmo com todo o luxo e em meio à leviandade da corte de Isabel, a formosa e inteligente dama manteve-se fiel a Deus todo o tempo.

A rainha, tomada de inveja, certo dia trancou-a num grande cofre para eliminá-la da corte. Após quatro dias, foi obrigada a tirá-la de lá de dentro. Para seu espanto, a dama encontrava-se na mais pura saúde, dizendo que para ela foram dias de riqueza espiritual e de revelações.

Depois desse episódio, se demitiu da corte e dirigiu-se para o antigo convento de São Domingos de Silos, em Toledo. Trinta anos se passaram de inteira dedicação divina e espera para o cumprimento de uma de suas visões: a fundação do primeiro mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição, concedido pela filha da rainha que tentara matar Beatriz.

Enquanto sua Ordem não era aceita pelo papa Inocêncio VIII, resolveu seguir a ordem de Cister. A Bula da aprovação de sua Ordem chegou de forma miraculosa, trazida por São Rafael arcanjo. Porém antes que a tomada de hábito por ela e suas companheiras se realizasse, Nossa Senhora, em aparição, anunciou sua morte.

Foi assim que Santa Beatriz apenas plantou as sementes que iriam germinar pelos séculos afora.

Fonte: site Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (A2.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário