quarta-feira, 31 de agosto de 2011

AMANHÃ: Programa Decolores


Programa Decolores:

O tema de quinta-feira é "A Palavra de Deus ilumina nossa vida".
Não perca!


HOJE: 4ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida



O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto mais uma vez conclama a população para sair às ruas em defesa da Vida – desde a fecundação. Esta estratégia de mobilização popular é, sem dúvida, um caminho muito importante para garantir que a VIDA seja respeitada, dignificada e valorizada. As mobilizações realizadas em cidades importantes do país que levaram milhares de cidadãos às ruas, incluindo as três marchas nacionais realizadas em Brasília, foram de fundamental importância na derrota do Projeto de Lei que propunha a legalização do aborto em nosso país.
Agora estamos em outro patamar de nossas lutas pela promoção e valorização da vida. Nosso objetivo agora é a aprovação do Projeto de Lei que trata de estabelecer o “Estatuto da Criança por Nascer”, mais conhecido como “Estatuto do Nascituro”. O Brasil já tem leis aprovadas como o Estatuto da Criança e Adolescente, o Estatuto do Idoso e já existe proposta para aprovar um Estatuto da Juventude. Chegou a hora de o país ter o seu ESTATUTO DO NASCITURO cujo substitutivo ao Projeto de Lei nº 478/2007 já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, mas precisa ser aprovado também por mais duas Comissões na Câmara dos Deputados.
Portanto, uma longa jornada ainda está por acontecer. E precisamos PRESSIONAR os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação, onde esse projeto de lei está no momento, para aprová-lo. Para tanto precisamos nos mobilizar exigindo dos representantes do povo que aprovem esta Lei tão importante para garantir os direitos do bebê em gestação, desde o primeiro instante de vida, ou seja, desde a concepção.
Mobilize sua família e sua comunidade para, mais uma vez, participar desta mobilização popular em defesa da vida de nossas crianças por nascer.
Participe da 4ª MARCHA NACIONAL DA CIDADANIA PELA VIDA, no dia 31 de Agosto de 2011, com concentração no gramado em frente ao Museu, na Esplanada dos Ministérios, ocasião em que pretendemos entregar ao Presidente da Câmara dos Deputados 50 mil assinaturas apoiando esta proposta de lei.

Fonte: desconhecida

A marcha acontecerá as 15 horas na Esplanada do Ministérios. O GED/MCC Brasília solicita aos cursilhistas que puderem participar que use a camiseta do movimento.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Santo do Dia: João Batista

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11,11-14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: "Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" (Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista, rogai por nós!

Fonte: Site da Canção Nova

domingo, 28 de agosto de 2011

HOJE: Dia do Catequista



O MCC Brasília parabeniza a todos os leigos que transmitem a mensagem de Deus, através da evangelização de crianças, jovens e adultos, como catequistas. Parabéns pelo seu dia e pela missão!

Oração do catequista

Senhor, obrigado, por me teres chamado ao ministério da catequese em minha comunidade e em Tua Igreja.

Ofereço-Te, Senhor, o que sou, tenho, faço e sonho, no desejo de zelar pela educação permanente da fé, da esperança e do amor, do Teu Povo Eleito.

Ajuda-me, Senhor, a viver em comunidade o meu ministério, a ser fiel às fontes da catequese: Bíblia, Magistério e Tradição.

Abençoe, Senhor, a todos os catequistas, a todos os catequizandos, aos nossos pastores e as nossas famílias;

aos que sofrem perseguição por causa de seu profetismo;

aos que mais precisam do carinho e da missão de Tua Igreja.

Senhor, esta prece Te fazemos com amor filial, em união com Maria, por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte: http://paroquiatuiuti.webnode.com.br/news/quarto%20domingo%20de%20agosto%3A%20voca%C3%A7%C3%A3o%20leiga%20e%20dia%20do%20catequista/

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Programa Decolores de 25/08/11


Fonte da imagem: http://ministerioparacriancasagudos.blogspot.com/


O tema principal do programa foi CATEQUISTA E MEMBROS DAS PASTORAIS, pois no próximo domingo a Igreja celebrará o dia do Catequista. A Igreja nos lembra de todos aqueles que têm a missão de anunciar Jesus Cristo às nossas crianças, adolescentes e jovens.

Em nossas comunidades existe um bom um número enormede pessoas que oferecem seus dons assumir os serviços na Igreja. São eles: os catequistas, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, os membros das equipes de liturgia, os cantores, os dirigentes de comunidades e de grupos de reflexão, as equipes de Nossa Senhora, os coroinhas e tantas outras atividades. Pessoas que se sentem chamadas por Deus para partilhar sua fé e sua experiência com Jesus Cristo.

No Brasil temos um verdadeiro exército de evangelizadores,que tem como missão anunciar Jesus Cristo e as verdades da fé aos iniciantes na caminhada da Igreja. São crianças, adolescentes, jovens e aqueles adultos que não tiveram a oportunidade de crescer na fé. É uma nobre missão esta de abrir o coração de quem começa a conhecer as maravilhas de Jesus Cristo. A catequese e os encontros das pastorais proporcionam a cada iniciante, um encontro pessoal com o Senhor e o compromisso decorrente da fé.

Por isso, o Movimento de Cursilhos também se insere neste contexto. Nos Cursilhos de três dias o Espírito Santo vem em nosso auxílio e os novos participantes conseguem fazer a experiência de Deus. Caro ouvinte, se você se sente chamado ao serviço do Senhor, e quiser ampliar os seus conhecimentos e crescer na sua espiritualidade, convidamos você para vivenciar no Cursilho de três dias um encontro pessoal com Jesus.

A nossa missão de cristão leigo é ser sinal visível de Jesus em todos os ambientes como autênticos anunciadores do Reino de Deus. Sem temor e sem sentir vergonha de testemunhar a nossa fé. Estamos no meio do mundo, solidários com todas as pessoas. Vivemos a mensagem do evangelho em todos os momentos e todos os lugares. Mas, é preciso conhecer Cristo para poder amá-lo de verdade. “Só se ama aquilo que se conhece”.

Santo do Dia: Zeferino


Neste dia celebramos a vida de santidade do Papa São Zeferino que no amor de pastor chefiou com o Espírito Santo a Igreja de Cristo. Zeferino era romano, filho de Abôndio e assumiu no século II a Cátedra de Pedro, num período de grande perseguição para os cristãos, tanto assim que os seus treze predecessores morreram todos mártires.

O que mais abalava a Igreja não eram as perseguições e massacres, mas sim as heresias que foram surgindo conjuntamente à tentativa de elaborar as Revelações com dados puramente filosóficos. Os gnósticos chegavam a negar a divindade de Cristo; Teodoro subordinou de tal forma Cristo ao Pai que fez dele uma simples criatura e Montano profetizava e pregava sobre o fim do mundo a partir da consciência de ser a revelação do Espírito Santo.

Diante de todas as agitações, São Zeferino, mesmo não sendo um teólogo e nem escritor, soube com o bom senso e a ajuda do Espírito Santo unir-se a grande sábios da ortodoxia da época, como Santo Irineu, Hipólito e Tertuliano, a fim de livrar os cristãos da mentira e rigorismos. São Zeferino foi martirizado e entrou na Igreja Triunfante no ano de 217.


São Zeferino, rogai por nós!

Fonte: Site Canção Nova

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Santo do Dia: José Calasanz


São José Calasanz, nasceu no ano de 1557, em Peralta de la Sal, diocese de Urgel, em Aragão, Espanha. Foi ordenado sacerdote aos 28 anos de idade, manifestando logo uma grande inclinação para a vida eremítica. Trabalhou por algum tempo em sua terra natal, indo depois para Roma na qualidade de teólogo em companhia do cardeal Marco Antônio Colonna. Lá entrgou-se de copor e alma à educação das crianças pobres, dedicando-se com espírito de apóstolo à instrução dos meninos do Trastevere, na Paróquia de Santa Dorotéia, onde era vigário cooperador. Por volta do ano 1597, fundou a primeira escola gratuita aberta aos filhos dos pobres, viu-se encorajado a fazer mais pela afluência de tantos voluntários, que se ofereceram para lecionar gratuitamente aos meninos. Assim, fundou a Congregação dos Clérigos Regulares das Pias Escolas, vinculados não só pelos votos de pobreza, castidade e obediência, mas também um quarto voto, que os compromete com a instrução dos jovens.

Imediatamente esta instituição conseguiu a notoriedade que bem merecia: A Congregação se espalhou em todos os países europeus, trazendo mais dores que a alegrias ao Santo fundador. José Calasanz sofreu muito por causa dos ciúmes dos próprios co-irmãos: acusado de incapacidade, foi destituído do governo da própria congregação, ficando em seu lugar uma espécie de interventor da Santa Sé. Com admirável paciência e serenidade, José Calasanz arregaçou as mangas e com a obstinação dos pioneiros reergueu o edifício que havia desabado. A Congregação ressurgiu das cinzas, mas com os mesmos programas sociais: de cultivar as jovens inteligências dos meninos de periferia. Somente oito anos após a sua morte é que o Papa Alexandre VI aprovava definitivamente o Instituto.

São José Calasanz morreu no dia 25 de agosto de 1648 com 90 anos de idade. Foi canonizado no ano de 1757.

São José Calasanz, proteja nossas crianças carentes e marginalizadas que muitas vezes clamam pelo pão que mata a fome, o pão da educação, do amor, da ternura e do afeto, fazendo com que todos nós tenhamos vontade de ajudar e colaborar.

Fonte: Site Catolicanet.

Faça a inscrição online para os próximos cursilhos



Você tem algum amigo ou familiar que gostaria de fazer o Cursilho?
Agora temos inscrições online.


Acesse: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dERYS2UzRG1zYzFMc3k1RDNHWDNEYkE6MQ#gid=0

Próximos Cursilhos:
192º Cursilho Feminino - 22 a 25/09/2011
200º Cursilho Masculino - 06 a 09/10/2011

HOJE: Programa Decolores!

Fonte da imagem: http://www.acessogratis.net/internet-via-radio/

Hoje o tema principal é CATEQUISTA E OS MEMBROS DAS PASTORAIS.
Não deixe de ouvir e participar!

Hoje, a partir das 20 horas
Na Rádio Nova Aliança




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

QUINTA-FEIRA é dia de PROGRAMA DECOLORES!

Não se esqueça!
Na Rádio Nova Aliança
(AM 710 FM103,3)
Às 20 horas

Santo do Dia: Bartolomeu


Bartolomeu assistiu aos prodígios operados pelo Mestre, ouviu a sua mensagem, assistiu a sua glorificação e depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as conseqüências de um testemunho comprometido.

Pouco se sabe de suas atividades apostólicas. Segundo o breviário romano, Bartolomeu era da Galiléia e pregou na Índia o evangelho de São Mateus, depois foi para a Armênia, onde levou o rei Polímio à conversão juntamente com mais doze cidades. Mas isso provocou a inveja de muitos sacerdotes da região, que conseguiram ordem para matá-lo.

Fonte: Site A12.com

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Faça a inscrição online para os próximos cursilhos



Você tem algum amigo ou familiar que gostaria de fazer o Cursilho?
Agora temos inscrições online.


Acesse: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dERYS2UzRG1zYzFMc3k1RDNHWDNEYkE6MQ#gid=0

Próximos Cursilhos:
192º Cursilho Feminino - 22 a 25/09/2011
200º Cursilho Masculino - 06 a 09/10/2011

HOJE: Escola Vivencial

"Venham todos que este é o caminho
Cantemos louvores a Cristo na cruz..."

Não perca hoje a Escola Vivencial, realizada com carinho especialmente para você!
Horário: 19h30
Local: Salão da Paróquia Santa Cruz

Santo do Dia: Rosa de Lima


Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Fonte: Site da Canção Nova

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Decolores!! Amanhã é Dia de Escola Vivencial



Carissím@s,

"Venham todos que este é o caminho,
cantemos louvores a Cristo na Cruz..."

Esperamos por vocês!
Horário: 19h30
Local: Salão da Paróquia Santa Cruz (905 Sul)

domingo, 21 de agosto de 2011

Encontro com Carmita Overbeck: momento de partilha e aprendizado!

Com grande alegria, no último sábado mais de trinta cursilhistas se encontraram com Carmita Overbeck, uma amiga e mestre que durante muitos anos ministrou retiros e palestras para o MCC Brasília.
Carmita é escritora, publicou 14 livros, é teóloga e tem o dom de anunciar de forma simples e ao mesmo tempo especial o evangelho, pois consegue atingir com sua voz suave muitos corações.

Carmita (93 anos) falou sobre sua vida, suas dificuldades por ter perdido grande parte da visão, e como tudo o que acontece consigo é uma forma de compreender a vontade de Deus. Reforçou por várias vezes a importância de se "armazenar a Palavra", ler diariamente a Bíblia e gravar as passagens mais importantes, pois são elas que fortalecerão a fé nos momentos de dificuldade. Também relatou que por 40 anos teve uma agenda muito cheia, com muitas viagens e compromissos, e que agora tem vivido cada dia, de acordo com a vontade de Deus.

Após palavras de sabedoria e acolhimento, houve um coquetel, onde os participantes compartilharam alegria e uma boa conversa com Carmita.







Olhe como foi linda a última Ultreya!






Se você perdeu a última Ultreya (16/08/11), veja como foi especial. A organização ficou por conta dos cursilhistas da comunidade do Gama. Márcia foi responsável pelo rolito e falou sobre "Vocação" e de sua experiência vocacional vivendo o matrimônio e fomentando a fé na família.
A missa foi belíssima, o lanchinho um momento de conversas e abraços entre amigos e irmãos.

















Santo do Dia: Pio X

Seu nome de batismo era José Melquior Sarto, e nasceu no dia 2 de junho de 1835 em Riese, no Treviso. Seu pai, que era funcionário da prefeitura, morreu, deixando sua mãe, Margarida Sanson, com dez filhinhos para criar. José, que já havia iniciado os estudos do seminário, bem que quis interrompê-los para ajudar sua mãe, mas ela o motivou a continuar.
Aos 23 anos, foi ordenado sacerdote. Por 09 anos, foi capelão em Tômbolo; por mais nove, foi pároco em Salzano; por outros nove, foi cônego e diretor espiritual em Treviso; nove anos bispo de Mântua e outros nove anos, catedral-patriarca de Veneza; foi eleito papa em 1903, quando ocupou o lugar do papa Leão XIII até 1914, ano em que morreu, no dia 20 de agosto.
O lema de seu pontificado era o de “restaurar todas as coisas em Cristo”. Promoveu diversas mudanças na vida interna da Igreja, como a renovação litúrgica, derrubou as barreiras seculares que separavam a Cúria romana da prática pastoral, codificou o direito canônico, entre outros. Mesmo sendo papa, Pio X fez questão de conservar a simplicidade de vida que provinha de sua origem camponesa.

Fonte: Sita A12.


sábado, 20 de agosto de 2011

Não se esqueça: HOJE a Carmita Overbeck te espera!

Caríssim@s,

Reforçamos o convite a todas e todos a participar do encontro hoje, a partir das 17h, no salão da Paróquia Santa Cruz, com a cursilhista Carmita Overbeck. Com certeza vocês não vão se arrepender de participar! Esperamos por vocês.

Santo do Dia: São Bernardo

Com muita alegria celebramos a santidade do abade e doutor da Igreja: São Bernardo. Nascido no Castelo de Fontaine em 1094, perto de Dijon (França), pertencia a uma família nobre, a qual se assustou com sua decisão radical de seguir Jesus como monge cisterciense.

São Bernardo é considerado pela Família Cisterciense um segundo fundador, pois atraía a tantos para a Ordem, que as mães e esposas afastavam os filhos e maridos do santo; tamanho era real o poder de atração de Bernardo que todos os irmãos, primos e amigos o seguiram. Homem de oração, destacou-se como pregador, prior, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de Papas, Reis, Bispos e também polemista, político e pacificador.

Aconteceu que São Bernardo, mesmo sendo contemplativo, entrou no concreto da realidade da sua época, a ponto de participar de várias polêmicas internas e externas da Igreja da época.

No ano de 1115, o seu abade Estevão mandou-o com doze companheiros fundar, no Vale do Absíntio, aquilo a que São Bernardo chamou Vale Claro (Claraval). Do Mosteiro de Claraval, o santo irradiava a luz do Cristianismo, isto também pelos escritos, como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos; a invocação é fruto de sua profunda e sólida devoção a Nossa Senhora: "Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria". Pela Mãe do Céu, foi acolhido na eternidade em 1153.

Escreveu numerosas obras, milhares de cartas, mais de 300 sermões; interveio em todas as disputas doutrinais, em todas as grandes questões religiosas e seculares da época. Por ordem de tempo, considera-se o último dos Padres da Igreja. Um seu editor, falecido em 1707, Mabillon, escreveu sobre ele: "É o último dos Padres mas iguala os maiores".


São Bernardo, rogai por nós!

Fonte: Site da Canção Nova


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Santo do Dia: São João Eudes


O santo deste dia foi definido por São Pio X como "autor, pai, doutor, apóstolo, promotor e propagandista da devoção litúrgica aos sagrados Corações de Jesus e Maria". São João Eudes nasceu na Normandia, em 1601, num tempo em que o século XVII estava sendo marcado pelo jansenismo, quietismo e filosofismo.

Ao viver numa família religiosa, João estranhou quando externando seu desejo de consagrar-se a Deus encontrou barreiras com o seu pai, que não foram maiores do que o chamado do Senhor, por isto com 24 anos estava sendo ordenado Sacerdote. Homem de Deus, soube colher e promover os frutos do Espírito para a época, tanto assim que foi importantíssimo para a renovação e formação do Clero, evangelização das massas rurais e difusão da espiritualidade centrada nos Corações de Jesus e de Maria, a qual venceu com o amor afetivo de Deus as friezas e tentações da época.

São João Eudes com suas inúmeras missões e escritos influenciou fortemente todo o seu país e o mundo cristão. Depois de fundar a Congregação de Jesus e Maria (Eudistas), ao lado do ramo feminino chamada Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, São João Eudes entrou no Céu em 1680 e foi canonizado em 1925.


São João Eudes, rogai por nós!

Fonte: Site da Canção Nova