sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Veja o resumo do Programa Decolores de ontem...



O tema de ontem foi VIVENDO A COMUNHÃO DOS SANTOS.
Aproveitamos para refletir sobre este tema muito propicio ao mês de novembro. Este é o mês de todos os santos. E pode ser que esclareça a alguém que não sabe muito bem o que é a comunhão dos santos. Em nossa profissão de fé, isto é na oração do Credo rezamos: “CREIO NA COMUNHÃO DO SANTOS”.

A palavra Comunhão significa união, ligação, reunião de várias pessoas que formam um mesmo grupo. E São Paulo nos ensina, em sua carta aos Coríntios que por meio da fé nossa comunhão forma um só corpo. ( 1 Cor 12, 12-27)

E você já sabe quem é a cabeça deste corpo, não é mesmo? É Jesus Cristo. Então, Comunhão dos santos significa a união que existe entre todos os membros da Igreja.
A Igreja mantem a unidade dos cristãos, não só aqui na terra, mas no céu também. Por isso cultivamos a tríplice comunhão dos santos. Tríplice porque existem três níveis de membros. Temos a comunhão com a Igreja triunfante, que são os membros que estão no céu. A eles honramos e por serem santos, a eles pedimos sua ajuda para também conseguirmos a santidade.

Temos comunhão com a Igreja padecente, que são os membros que estão no purgatório. Pelas almas do Purgatório rezamos para que Deus tenha piedade e as eleve aos céus, e também para que elas rezem por nós, quando chegarmos a ser Igreja Padecente.

E nossa comunhão com a Igreja militante, é nossa convivência fraterna na comunidade, rezando uns pelos outros enquanto peregrinamos neste mundo.

A Igreja somos nós; formamos um só corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo. Para que este corpo possa viver é preciso que exista união entre seus membros; e exista união entre os membros e a cabeça. Aí o corpo vive de forma saudável. E qual é a saúde necessária a este corpo? É a saúde da santidade. Precisamos ser santos para fazer parte da comunhão dos Santos. Porque "santos" são todos os membros da Igreja, e não somente os santos canonizados.

Para que serve a Comunhão dos Santos? Para colocar os bens espirituais da Igreja disponíveis a todos os membros que a compõem.

Nas epístolas de São Paulo varias vezes encontramos a figura do corpo para representar a comunhão dos santos. No corpo existem muitos membros que constituem um só corpo. Cada membro exerce função diferente e tem dignidade distinta; todos trabalham não para seu próprio interesse apenas, mas com o objetivo do aproveitamento de todo o corpo.

A partilha dos bens espirituais, ao contrário dos materiais, aumentam quanto mais se comunicam, quanto mais são partilhados. É como a chama de uma vela que se comunica a outra, sem nada perder de si mesma. É por causa da comunhão dos santos que rezamos e nos sacrificamos pelos outros, pedindo a Deus que aplique nossos méritos a determinada pessoa. Se aquela pessoa por quem a gente intercedeu já não precisar de nossas orações, então, Deus aplica nossa oração e sacrifício na intenção de quem mais necessitar.

Um comentário:

  1. Acabo de chegar do Retiro Espiritual, que aconteceu na Casa de Cursilhos em Brasilia.Foi muito bom.
    O inicio foi dia 02.12.2011 e terminou hoje dia 04.12.2011.
    Vieram alguns irmãos de Unaí,abrilhantar nosso retiro, além de vários irmãos aqui de Brasilia.O Padre Xico, foi simplesmente maravilhoso.
    E ainda teve uma Ultreya, para fechar nossas atividades anuais.
    Parabéns Brasília.Parabéns toda equipe organizadora e colaboradora.bjos,Marli Trindade

    ResponderExcluir