SER CRISTÃO É MAIS DO QUE SER BOM. É TER MISERICÓRDIA DOS QUE SOFREM!
Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha!” O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: 'Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'O primeiro. ' Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele.”
Mateus através dessa parábola exigente, nos mostra que Jesus aprecia mais aqueles que fazem o bem. Para Jesus e para nossa fé cristã, ser bom é muito necessário, mas não é o suficiente. O cristão, muito mais do quer ser alguém que se considere bom, precisa ser aquele que segue sua vida fazendo o bem. Mateus é o único evangelista a nos contar essa história. E Mateus havia sido no passado um cobrador de impostos. Também, entre as seguidoras de Jesus existia uma mulher que antes de se converter era considerada pecadora pública.
Esta parábola sinaliza hoje para nós, que vivemos na Igreja, a necessidade urgente de uma mudança de atitude. A conversão de quem está na Igreja, tem que ser mais do que uma mudança de aparências. Precisa passar necessariamente pela transformação do coração. É preciso mudar o modo de proceder e esse movimento se dá de dentro para fora. Não ficar só no correto atendimento à Lei, mas viver com a alma e o coração voltados para o seguimento de Jesus na liberdade do Amor. Amor ao nosso semelhante, em especial àqueles que sofrem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário