sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Evangelho do Dia

As cidades que não creram
Lc 10,13-16

Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Jesus continuou:
- Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam se assentado no chão, vestidos com roupa feita de pano grosseiro, e teriam jogado cinzas na cabeça. No Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida! E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos!
Então disse aos discípulos:
- Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.

O que diz o texto do dia?
Na minha Bíblia, leio atentamente o texto: Lc 10,13-16.
Jesus fala, neste texto, a três cidades da Galiléia onde havia feito muitos milagres: Corazim, Betsaida e Cafarnaum. E fala no tom de recriminação: "Ai de você!" Isto porque são cidades que se fecharam à mensagem. Estas três cidades haviam recebido atenções especiais de Jesus. Ele chegou a morar em Cafarnaum (Mt 4,13). Lá ele curou o criado do centurião (Mt 8,5-13), libertou o endemoninhado (Mc 1,21-28). Em Betsaida curou um cego (Mc 8,22-26), e, ali, alimentou cinco mil homens com cinco pães e dois peixes (Lc 9,10-17). Com estes e outros tantos sinais, sobretudo com sua presença de amor, a resistência à graça de Deus é gravíssima.

Ir. Patrícia Silva, fsp

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hoje é dia de Programa Decolores

Não perca o Programa Decolores, colorindo os ares de Brasília coma Palavra de Deus!
Toda Terça, às 20h, na Rádio Nova Aliança

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 29/09/2011

Eu te vi

leitura Orante
Jo 1,47-51


Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

O que o texto diz para mim, hoje? O que o texto me diz no momento?
Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Em que me pareço com Natanael? Os bispos, em Aparecida, disseram:
"A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela "nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão" Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa." (DAp 156).

Oração
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai. Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo! Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai. Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho. Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração. Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós. (bem-aventurado Alberione)

Ir. Patrícia Silva, fsp

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resumo da Última Escola Vivencial

Ontem (27/09/11), às 19h30 aconteceu mais uma Escola Vivencial, onde foram acolhidas as novas cursilhistas que fizeram o 192º Cursilho Feminino.
Foi um momento muito de muita alegria, que deixamos aqui alguns registros:





Desejamos às novas cursilhistas que se sintam acolhidas na Escola Vivencial, espaço de aprendizagem, socialização e troca de experiências da fé. E que sejam perseverantes, participando das atividades que são desenvolvidas pelo MCC Brasília e os meios de comunicação, que citamos abaixo:

Programa Decolores - todas as quintas-feira às 20h, na Rádio Nova Aliança (FM 103,3 e AM 710);

Facebook - www.facebook.com/mccbrasilia

Orkut - comunidade MCC Brasília

E-mail: mccbrasilia@gmail.com

E continue acompanhando nosso Blog! Se quiser fazer contribuições/sugestões, nos encaminhe um email.

Resumo do Programa Decolores do dia 22/09/2011

Fonte da imagem: http://falandoemunah.blogspot.com

SER CRISTÃO É MAIS DO QUE SER BOM. É TER MISERICÓRDIA DOS QUE SOFREM
!
É preciso repetir os gestos de Jesus: fazer o bem aos outros, em especial aos mais necessitados. Foi assim que Jesus passou toda a sua vida: fazendo o bem. Vamos meditar o Evangelho de São Mateus, capítulo 21, versículos 28-32.

Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha!” O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: 'Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'O primeiro. ' Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele.”

Mateus através dessa parábola exigente, nos mostra que Jesus aprecia mais aqueles que fazem o bem. Para Jesus e para nossa fé cristã, ser bom é muito necessário, mas não é o suficiente. O cristão, muito mais do quer ser alguém que se considere bom, precisa ser aquele que segue sua vida fazendo o bem. Mateus é o único evangelista a nos contar essa história. E Mateus havia sido no passado um cobrador de impostos. Também, entre as seguidoras de Jesus existia uma mulher que antes de se converter era considerada pecadora pública.

Esta parábola sinaliza hoje para nós, que vivemos na Igreja, a necessidade urgente de uma mudança de atitude. A conversão de quem está na Igreja, tem que ser mais do que uma mudança de aparências. Precisa passar necessariamente pela transformação do coração. É preciso mudar o modo de proceder e esse movimento se dá de dentro para fora. Não ficar só no correto atendimento à Lei, mas viver com a alma e o coração voltados para o seguimento de Jesus na liberdade do Amor. Amor ao nosso semelhante, em especial àqueles que sofrem.