sábado, 21 de julho de 2012

FAÇA AQUI A INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO PRÓXIMO CURSILHO - BASTA PREENCHER E CLICAR EM "ENVIAR"

Prepare-se para os próximos cursilhos:


 · 194º Cursilho Feminino – de 13 a 16 de setembro de 2012; 
 · 202º Cursilho Masculino – de 27 a 30 de setembro de 2012; 


 Para maiores informações, sobre o Cursilho Feminino, entre em contato pelos telefones: 9154-3333 (falar com Lourdes Bezerra) ou 8171-1937 (com Antônia Motta). 


 Para informações sobre o Cursilho Masculino, ligue para: 9128-0101 (falar com Nenn Costa) ou 9269-0277 (com João Antônio).
 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CONVITE ESPECIAL!


Caríssimos, DECOLORES!

Convidamos todos para a Missa de Ação de Graças pelos 50 anos de matrimônio dos nosso irmãos Eduardo Soares e Dina, que será realizada no próximo dia 28/7, sábado, às 18:30 horas, na Paróquia Santa Cruz.

Após a missa, haverá um jantar de confraternização, por adesão, cujo local e custo por pessoa será oportunamente informado (ainda em tratativas).

A adesão para o jantar poderá ser feita com a Santinha (3226.1695) ou com a Nancy (3224.9692).
Um fraterno abraço.

Coordenação do MCC/GED


quinta-feira, 19 de julho de 2012

DIA 25 DE JULHO: ENCONTRO COM JESUS EUCARÍSTICO




Importância e validade do culto eucarístico e do sentido do sagrado: Bento XVI na missa do Corpo de Deus, seguida da procissãoFONTE: Rádio Vaticano



(07/06/12) Em Roma, nesta quinta-feira, o Papa preside ao fim da tarde, à procissão eucarística, da basílica de São João de Latrão até à basílica de Santa Maria Maior. Às 19 horas, em frente a São João de Latrão, a Missa presidida por Bento XVI. Na homilia, o Papa sublinhou que é importante manter vivo “o sentido da presença constante de Jesus no meio de nós e conosco, uma presença concreta, próxima… como coração vivo da cidade”. “O Sacramento da Caridade de Cristo há-de permear toda a vida quotidiana” – advertiu, com insistência Bento XVI, na Missa do Corpo de Deus, nesta quinta-feira ao fim da tarde, diante da basílica de São João de Latrão, de onde partiu depois a procissão eucarística até à basílica de Santa Maria Maior, onde o Papa deu a bênção do Santíssimo Sacramento a milhares e milhares de fiéis que acompanharam o rito.
Bento XVI abordou dois aspetos do Mistério eucarístico, ligados entre si: o culto da Eucaristia e a sua sacralidade. Começando por refletir sobre o valor do culto eucarístico, o Papa deteve-se sobre o sentido e importância da adoração do Santíssimo Sacramento.
O Concílio Vaticano II sublinhou, justamente, a centralidade da celebração. Essa valorização da assembleia litúrgica permanece válida, mas há que situá-la no seu justo equilíbrio. A acentuação na celebração eucarística, não deve resultar em detrimento da adoração, como ato de fé e de oração dirigida ao Senhor Jesus, realmente presente no Sacramento do altar. Caso contrário, corre-se o risco de esvaziar da sua presença o resto do tempo e do espaço da existência.
“O Sacramento da Caridade de Cristo deve permear toda a vida quotidiana. / Aliás, é errado contrapor a celebração e a adoração, como se estivessem em concorrência uma com a outra. É precisamente o contrário: o culto do Santíssimo Sacramento constitui como que o ambiente espiritual dentro do qual a comunidade pode celebrar bem e em verdade, a Eucaristia”.
~
Para que a ação litúrgica possa exprimir todo o seu significado e valor, deve ser precedida, acompanhada e seguida por uma atitude interior de fé e de adoração.“O encontro com Jesus na Santa Missa concretiza-se verdadeira e plenamente quando a comunidade está em condições de reconhecer que Ele, no Sacramento, habita a sua casa, está à nossa espera, convida-nos para a sua mesa e, depois de se dissolver a assembleia, permanece conosco, com a sua presença discreta e silenciosa, e acompanha-nos com a sua intercessão”.

Evocando esta celebração pública, numa praça, e a procissão que se lhe segue pelas ruas, Bento XVI sublinhou que a adoração eucarística constitui uma experiência bela e significativa, em que todos os fiéis, leigos e clérigos de qualquer grau, permanecem em pé de igualdade, aos pés de Jesus. “Estar todos em silêncio prolongado diante do Senhor presente no seu Sacramento, é uma das experiências do nosso ser Igreja, que acompanha, de modo complementar, a de celebrar a Eucaristia, ouvindo a Palavra de Deus, cantando, abordando juntos a mesa do Pão da vida.”

O Papa insistiu que não se podem separar comunhão e contemplação. “Para comunicar verdadeiramente com uma pessoa, preciso de a conhecer, de saber estar em silêncio junto dela, escutá-la, olhar para ela com amor”. “O verdadeiro amor e a verdadeira amizade vivem sempre desta reciprocidade de olhares, de silêncios intensos, eloquentes, cheios de respeito e de veneração, de modo a viver profundamente o encontro, de modo pessoal, não superficial”.
A concluir a sua homilia, Bento XVI recordou ainda “a sacralidade da Eucaristia”. É verdade que o centro do culto cristão não está nos ritos e sacrifícios antigos, mas sim no próprio Cristo, no seu mistério pascal. Contudo, advertiu, Jesus não aboliu o sagrado, mas levou-o a cumprimento, inaugurando um novo culto, plenamente espiritual. Em todo o caso, enquanto vivemos no tempo, precisamos ainda de sinais e de ritos. Graças a Cristo, a sacralidade é mais autêntica, mais intensa, mais exigente.
Aliás - observou - “o sagrado tem uma função educativa”. O seu desaparecimento empobrece inevitavelmente a cultura, em particular das novas gerações. “Adoremos Cristo como centro da nossa vida e coração do mundo”. 


O MCC GED BRASÍLIA coordena a 
Adoração no Santuário do Santíssimo Sacramento todos os dias
 25 de cada mês, das 18 às 20 horas.

 

TODA QUINTA É DIA DE..... PROGRAMA DECOLORES!



HOJE O TEMA É MAIS QUE ESPECIAL...
O PROGRAMA ABORDARÁ SOBRE O MISSIONÁRIO LEIGO.
OUÇA!

HORÁRIO: DAS 20H ÀS 21H.
RÁDIO NOVA ALIANÇA (AM 701 E FM 103,3)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Evangelho do dia 16/07/2012

Paulinas Online - Evangelho do dia

Ano B - Dia: 16/07/2012



Como ser da família de Jesus?
Leitura Orante


Mt 12,46-50

Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.


Leitura orante
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra. Juntos rezamos:

Agradeço-te, meu Deus,
porque me chamaste,
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia,
muitas vezes difíceis e pesadas,
para aqui me encontrar contigo.
Dispõe o meu coração na paz e na humildade
para poder ser por ti encontrado/a e ouvir a tua Palavra.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 12,46-50, e observo pessoas, relações e as palavras de Jesus.
Este texto que medito hoje, traz a pessoa de Maria, Mãe de Jesus. Ela e seus parentes queriam falar com ele. E ele diz que são de sua família os que fazem a vontade do Pai. Numa primeira leitura pode parecer que Jesus é deselegante com sua mãe, mas, num momento de melhor compreensão, pode-se perceber que aconteceu o contrário. Ao dizer que são de sua família os que fazem a vontade do Pai, ele incluiu sua Mãe. Ela foi a primeira , no anúncio do anjo, que disse "sim" ao projeto e à vontade do Pai.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Os bispos, na Conferência de Aparecida, falaram de forma magnífica sobre a presença de Maria na família de Deus, como discípula e mestra. Vejamos um destes textos do Documento de Aparecida: "A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de "filhos no Filho" nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1,450 e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar seu verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé, Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. Sua figura de mulher livre e forte, emerge do Evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem que fosse livrada da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Alcançou, dessa forma, o fato de estar ao pé da cruz em uma comunhão profunda, para entrar plenamente no mistério da Aliança." (DAp 266).
Sou, assim como Maria, da família de Jesus? Ou seja, digo "sim" à vontade de Deus, mesmo que seja contrária aos meus projetos? Busco descobrir e concretizar, a cada dia, qual é a vontade de Deus para mim, para minha família, para o mundo de hoje?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
"A oração mais perfeita é aquela em que houver mais amor. Neste segundo sentido mais amplo, pode-se definir a oração como a postura da alma que se põe aos pés de Deus para em silêncio olhar para ele ou o fitar enquanto fala com ele»,disse um grande santo. Assim, rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a
Oração do Abandono
Meu Pai, a vós me abandono:
fazei de mim o que quiserdes!
O que de mim fizerdes,
eu vos agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo,
contanto que a vossa vontade
se faça em mim
em todas as vossas criaturas.
Não quero outra coisa, meu Deus.
Entrego minha vida em vossas mãos,
eu vo-la dou, meu Deus.
Com todo o amor do meu coração,
porque eu vos amo.
E porque é para mim
uma necessidade de amor dar-me,
entregar-me em vossas mãos
sem medida, com infinita confiança
porque sois meu Pai.
(Carlos de Foucauld)

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Hoje, com Maria, irei ao encontro de Jesus, na certeza de que sou da sua família, porque faço a vontade de Deus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Uma sugestão:
- Se quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

- Ou, receba também, assinando o RSS no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Irmã Patrícia Silva, fsp


Fonte: Site da Paulinas

SANTO DO DIA 16/07/2012 - Nossa Senhora do Carmo

 

Nossa Senhora do Carmo
16 de Julho

Fonte: Site da Canção Nova

Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo - e ainda - escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte". Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.


Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

DIA 17 DE JULHO: ULTREYA


Caríssimos cursilhistas,


Lembramos a todas e todos que na próxima terça-feira (17/07) haverá nossa Ultreya, às 20h, no salão da Paróquia Santa Cruz (905 Sul).


Esperamos por vocês!


GED MCC Brasília.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DESEJAMOS UM ABENÇOADO FINAL DE SEMANA! GED BRASÍLIA


PRÓXIMOS CURSILHOS




1                 Prepare-se para os próximos cursilhos: 

·        194º Cursilho Feminino – de 13 a 16 de setembro de 2012;

·        202º Cursilho Masculino – de 27 a 30 de setembro de 2012;

Para maiores informações, sobre o Cursilho Feminino, entre em contato pelos telefones: 9154-3333 (falar com Lourdes Bezerra) ou 8171-1937 (com Antônia Motta).

Para informações sobre o Cursilho Masculino, ligue para: 9128-0101 (falar com Nenn Costa) ou 9269-0277 (com João Antônio).

Em breve, estaremos disponibilizando a ficha de inscrição também no blog.

É HORA DE CELEBRAR!


quinta-feira, 12 de julho de 2012

FIQUE LIGADO NA NOSSA AGENDA!



- A Escola Vivencial e estará de recesso até 06/08/2012.

- Na próxima terça, 17/07/2012, teremos a nossa ULTREYA que está sendo preparada com muito carinho pela Equipe do Jubileu bate à porta, celebrando Nossa Senhora do Carmo.

- A Escola ivencial retomará suas atividades em 07/08, terça-feira.

- Adoração ao Santíssimo Sacramento no dia 25/07/2012, das 18h às 20h, no Santuário do Santíssimo Sacramento (606 Sul).

- Todas as quintas-feiras, às 20h, Programa Decolores na Rádio Nova Aliança (AM 710 e FM 103,3)

Coordenação do MCC/GED

MCC participará do Rodeio da Ponte Alta - Gama/DF. FAÇA SUA DOAÇÃO!


Caríssimos irmãos, DECOLORES!

Informamos que neste final de semana, de 13 a 15 de julho, teremos o RODEIO DA PONTE ALTA - GAMA (DF). Na sexta e no sábado, a partir das 16 horas e, no domingo, 15/7, a partir das 11 horas.

O Movimento de Cursilhos de Cristantande de Brasília terá uma barraca no Rodeio, para vender CARNE, MANDIOCA, FEIJÃO TROPEIRO E VINAGRETE e, para comprar os ingredientes, precisamos de DOAÇÕES de cursilhistas. Esclarecemos que TODO O LUCRO da barraca será utilizado para reforma daqueles dois banheiros que temos na saída da Sala de Mensagens da Casa de Cursilhos.

Sua doação poderá ser feita na conta da Ivonete que está coordenando as compras e organizando as atividades. Favor responder, neste e-mail, o nome do depositante, valor e data, para conferência do depósito. Deus lhes pague. Coordenação do MCC/GED

Dados para o depósito: IVONETE MACEDO DA CRUZ - BRB (070) - Ag. 104 - c/c 104.247.585-4

Cursilho de Aprofundamento de Unaí/MG

Caríssimos, DECOLORES!
Encaminhamos CONVITE do MCC Unaí MG para o Cursilho de Aprofundamento, que contará com a presença do Pe. Xico, Assessor Eclesiástico Nacional, da Lucília, Coordenadora do GER  que virá - graças a DEUS! - com o Pedro, seu esposo. 

O encontro começará no dia 20/7, sexta, 20 horas e terminará no almoço de domingo, 22/7, por volta das 12 horas. Tem alojamento, a taxa de inscrição é de R$ 60,00 e deverá ser feita pelo e-mail limaunai@hotmail.com ou pelos fones 38.3676.5442 ou 9955.4062 (Neuza Lima), que está à disposição para informações adicionais.
Um fraterno abraço. Coordenação do MCC/GED Brasília (DF)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Evangelho do dia 10/07/2012



Poucos trabalhadores
Leitura Orante


Mt 9,32-38

Quando eles foram embora, algumas pessoas levaram a Jesus um homem que não podia falar porque estava dominado por um demônio. Logo que o demônio foi expulso, o homem começou a falar. Todos ficaram admirados e afirmavam:
- Nunca vimos em Israel uma coisa assim!
Mas os fariseus diziam:
- O chefe dos demônios é quem dá a esse homem poder para expulsar demônios.
Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos:
- A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.


Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante saudando a Santíssima Trindade, rezando, com todos os internautas:
Em nome do Pai,
do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1. Leitura (Verdade)
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 9,32-38 e observo reações das pessoas próximas a Jesus.
A ação libertadora de Jesus provocava reações e interpretações contraditórias nas pessoas. Uns admiravam. Outros, os fariseus, diziam que era pelo chefe dos demônios que Jesus libertava as pessoas. Os primeiros eram livres, coração aberto para acolher a salvação. Os que se consideravam entendidos, de certa forma eram blindados. Não deixavam a Palavra entrar no seu coração e, para se justificar, acusavam Jesus. O texto diz ainda um sentimento de Jesus: ele "ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados" E recomenda que se peçam mais pastores.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Com qual categoria me identifico? Identifico-me com os simples, desarmados, que acolhiam com reconhecimento e gratidão a ação de Deus, ou nos blindamos para não acolher nem a graça, nem a Pessoa de Jesus?
Cmentaram os Bispos da América Latina: "a vida no Espírito não nos fecha em uma intimidade cômoda e fechada, mas sim nos torna pessoas generosas e criativas, felizes no anúncio e no serviço. Torna-nos comprometidos com os sinais da realidade e capazes de encontrar um profundo significado a tudo o que nos toca fazer pela Igreja e pelo mundo." (DAp 85).

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, pedindo ao Espírito Santo, um coração bom e também, mais pastores para o rebanho de Jesus:
Espírito Santo,
necessito de ti para conhecer a estrada sobre a qual caminhar.
Necessito de ti para que o meu coração seja aberto,
acolhedor da tua graça.
E então, para além das palavras e conceitos que ouço,
poderei perceber a tua presença.
Ó Espírito Santo, que vives na Igreja,
que vives dentro de nós,
modela em nós a figura e a forma de Jesus.
Ó Jesus, Pastor Eterno,
envia operários para a tua messe!
Ou, a canção:
Oração pela Messe
Padre Zezinho,scj

Poucos os operários, poucos trabalhadores
e a fome do povo aumenta mais e mais.
És o Senhor da messe,
ouve esta nossa prece,
põe sangue novo nas veias da tua Igreja.

1. Falta pão porque falta trigo.
Falta trigo porque não semeiam
e faltam semeadores porque ninguém foi lá fora chamar.
Falta fé porque não se ouve.
Não se ouve porque não se fala
e falta esse jeito novo de levar luz e de profetizar.

2. Falta gente pra ir ao povo,
descobrir porque o povo se cala.
Pastores e animadores pra incentivar o teu povo a falar.
Falta luz porque não se acende.
Não se acende porque faltam sonhos
e falta esse jeito novo de levar luz e falar de Jesus.
CD Fazedores da paz, Pe. Zezinho, scj - Paulinas COMEP

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de abertura ao Espírito de Deus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

Ou, receba diariamente em seu e-mail, assinando RSS no blog
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com


Irmã Patrícia Silva, fsp



FONTE: Paulinas Online - Evangelho do dia

SANTO DO DIA 10/07 - Santo Olavo - FONTE: Canção Nova




Santo Olavo


10 de Julho


A- A+

Hoje a Igreja nos convida a contemplar a vida de Santo Olavo, o santo rei da Noruega. Nascido em 995 numa família real, Olavo mostra-nos com sua vida que a santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não vêm sobre classes, mas sim em corações abertos à Graça de Cristo.

Aconteceu que o jovem Olavo foi para a Inglaterra numa expedição e assim pôde conhecer Jesus, o Cristianismo e ser batizado, isto em 1014. Ao voltar para a casa, Olavo, que era herdeiro do trono, encontrou o falecimento do pai e usurpadores do reino. Assim teve Olavo de assumir o trono e submeter os inimigos pelo combate.

Quando esteve no poder, Santo Olavo buscou a santidade como rei; sem deixar de fazer de tudo para levar Deus aos súditos, por isso, procurou acabar com o paganismo, construir igrejas e trazer sacerdotes da Inglaterra para evangelizar seu povo. Todos os esforços de Olavo para submeter a Noruega ao Rei dos reis e Senhor dos senhores encontraram êxitos e barreiras, ao ponto do santo rei ter que ficar por um tempo exilado e ao voltar foi vítima de um conflito armado em 1030.

Santo Olavo, rogai por nós!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

EVANGELHO E HOMILIA DIÁRIA DE 09 DE JULHO DE 2012


Evangelho (Mateus 9,18-26)

Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012
Santa Paulina


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
 

HOMILIA DIÁRIA

O cristão deve sempre esperar a ajuda de Deus

Postado por: homilia

julho 9th, 2012
“Enquanto Jesus lhes falava sobre essas coisas, veio um chefe e prostrou-se diante dele, dizendo: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe a mão e ela viverá’. Levantando, Jesus o seguia, juntamente com os seus discípulos”.
O Senhor é a única esperança para Jairo, o qual teria visto os milagres realizados em Cafarnaum, por isso pôs no Senhor toda a sua confiança. Com Jairo aprendamos a buscar ajuda em Deus, a nos prostrarmos com humildade, fé e confiança diante de Nosso Senhor.
Enquanto ia, certa mulher, que sofria de um fluxo de sangue havia doze anos, aproximou-se d’Ele por trás e tocou-Lhe a orla da veste.
Essa mulher, que já havia gastado todos os seus bens com médicos, agora espera impaciente, cheia de fé e de esperança em Cristo Jesus. Ela ouviu que muitos ficaram curados só em tocá-Lo. Por isso, também se decide: “Se ao menos tocar no Seu manto, ficarei curada”.
Da multidão que O oprime, uma só pessoa Lhe tocou de verdade: a doente. Não apenas com um gesto, mas com a fé do seu coração, ela toca no manto. Que significa ‘tocar’ senão que crer, professar a fé em Cristo, o Médico dos médicos?
Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: “Coragem minha filha, a tua fé te salvou”. Naquele instante, sentiu-se completamente curada. Não a curou o manto, curou-a Jesus Cristo, que tinha observado todos os seus movimentos e também a fé do seu coração. Esta mulher, cheia de confusão à vista da sua enfermidade, mereceu, da parte de Jesus, o tratamento de filha. Ainda mais feliz por ter perseverado nos sentimentos de gratidão ao Médico da sua alma e seu corpo, ela é para nós um modelo tanto mais digno de imitação, quanto mais viva é a sua fé e mais profunda a sua humildade.
A mulher não ficou acomodada em um canto nem mostrou desânimo, mas perseverou com fé e, então, foi curada: “Coragem, minha filha, a tua fé te salvou”. O mesmo Cristo diz a você neste momento de dor e de luto, de tristeza e abandono.
Quando Jesus e Seus discípulos chegaram na casa de Jairo, encontraram-na cheia de gente e muito alvoroço dos que choravam a morte da menina. Ele diz: “Retirai-vos todos daqui, porque a menina não morreu; está dormindo”.
E caçoavam-se d’Ele. Se não há fé, o homem encerra-se em limites humanos, que são muito estreitos.
Jesus Cristo tomou a menina pela mão e ela se levantou. Levantou-se com tanta facilidade como se tivesse experimentado um bom sono. Jesus mostrou-se – uma vez mais – dono absoluto da vida e da morte.
Tanto Jairo como esta mulher nos dão um exemplo de fé na onipotência de Cristo, pois só um milagre podia curar a filha de Jairo, que estava em agonia, e ressuscitá-la uma vez morta, assim como curar a doença daquela mulher, que já tinha feito uso de todos os meios humanos possíveis. De modo semelhante, o cristão deve esperar a ajuda de Deus, que não lhe faltará para superar os obstáculos que se atravessam no caminho para a sua santificação.
Padre Bantu Mendonça
 
 
Fonte: Site da Canção Nova 

SANTO DO DIA 09/07/2012 - Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

  


Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

9 de Julho


A- A+

Hoje comemoramos a santidade de vida da naturalizada brasileira Amábile Lúcia Visintainer que nasceu no ano de 1865 e partiu para a Glória em 1942. Nascida em Vigolo Vattaro (Itália), com apenas 10 anos de idade emigrou com seus pais para o Brasil dirigindo-se para o Estado de Santa Catarina, no sul do país.

Santa Paulina, antes de entrar para a vida consagrada, dedicou-se religiosamente em cuidar de uma senhora com câncer e a partir desta experiência caridosa deu-se a descoberta do Carisma que fora reconhecido em 1895 pelo Bispo de Curitiba, Paraná, com o nome de Filhas da Imaculada Conceição.

Na oração litúrgica da Igreja é pedido a Deus para nós fiéis a virtude do serviço, motivado pelo amor, a qual mais brilhou no coração da virgem Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Santa Paulina, rogai por nós!

FONTE: Site da Canção Nova

domingo, 8 de julho de 2012

17 de julho - ULTREYA


Caríssimos cursilhistas!


No dia 17 de julho, às 20h, no salão da Paróquia Santa Cruz (905 Sul), esperamos por vocês para celebrarmos juntos mais uma Ultreya.


Contamos com a presença de vocês!


GED MCC Brasília.

EVANGELHO E HOMILIA DOMINICAL - 08 DE JULHO DE 2012

Evangelho (Marcos 6,1-6)


Domingo, 8 de Julho de 2012
14º Domingo Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam.
2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres realizados por suas mãos?
3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?”
E ficaram escandalizados por causa dele.
4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”.
5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles.
Jesus percorria os povoados da redondeza, ensinando.

FONTE: Site da Canção Nova


WebTVCN

SANTO DO DIA - 08 DE JULHO DE 2012




Santo Eugênio

8 de Julho


Um dado importante é que de cada três Papas, praticamente, um foi oficialmente declarado santo. Assim aconteceu com Santo Eugênio, que se tornou para a Igreja o homem certo para o tempo devido. Eugênio III nasceu no fim do século XI, em Pisa na Itália e, depois de ordenado, consagrou-se a Deus como sacerdote, até que abandonou todas suas funções para viver como monge.

O grande reformador da vida monástica – São Bernardo – o acolheu a fim de ajudá-lo na busca da santidade, assim como no governo da Igreja, pois inesperadamente o simples monge foi eleito para sucessor na Cátedra de Pedro. A Roma da época sofria com a agitação de Arnaldo de Bréscia, que reclamava instituições municipais com eleições diretas dos senadores, talvez por isso chegou a impedir a ordenação e posse de Eugênio, já que tinha sido eleito pelo Espírito Santo numa instituição de origem divina.

O Papa Eugênio teve muitas dificuldades no governo da Igreja, tanto assim que, teve de sair várias vezes de Roma, mas providencialmente aproveitou para evangelizar em outras locais como Itália e França. Além de promover quatro Concílios e lutar pela restauração dos santos costumes, Santo Eugênio zelou pela salvação das almas, com tanta dedicação, que passou por inúmeros sofrimentos.


Santo Eugênio, rogai por nós!

FONTE: Site da Canção Nova

sexta-feira, 6 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA 06 DE JULHO

Evangelho (Mateus 9,9-13)

Sexta-Feira, 6 de Julho de 2012
Santa Maria Goretti


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 

A escola da misericórdia e comunhão

O Evangelho de hoje tem como contexto as diversas manifestações do poder de Deus em Jesus Cristo. Por isso, ao chamar um publicano, ou seja, alguém considerado pecador público, o Senhor acaba por revelar o tipo de poder que, realmente, Lhe é próprio: o amor misericordioso!
Jesus Cristo, como revelador do Pai das Misericórdias, na unção do Espírito Santo, não somente chamou a Mateus – “Segue-me” (v.9) -, mas aceitou entrar em sua casa e tomar a refeição com ele e muitos outros convidados, que também eram desprezados pelos líderes religiosos do Seu tempo.
Interessante o texto também dizer que, juntamente a Jesus, estavam os Seus discípulos; tanto assim, que foram eles os questionados pelos que se autodenominavam “justos”, “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores” (v.11). Quem respondeu a questão foi o próprio Jesus, não como uma pessoa intrometida num assunto que não lhe diz respeito, mas como a Razão fundamental do ser e do agir do discípulo: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes” (v.12). Desta maneira, o senhor se apresenta como o Médico dos médicos, que veio sarar a todos, inclusive aqueles que O escutam com um coração fechado à revelação plena do Amor que salva, cura e liberta! Quer pior doença?
Jesus Cristo não veio para alguns, mas para todos, uma vez que não existe um ser humano naturalmente são depois que o pecado entrou no mundo. Até a Virgem Maria, criada imaculada, somente o foi por aplicação antecipada dos méritos de Cristo! Um milagre, tendo em vista a Encarnação do Verbo! Deus assim O quis! Também ela teve de passar pela escola da misericórdia e da comunhão. Com certeza, nunca houve melhor aluna tornada mestra!
Por isso, ouvir, hoje e sempre, de Jesus e “aprendei pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’” (v.13), significa que Ele não esteve contra os sacrifícios rituais, tampouco ciente de que esta vida pede sacrifícios habituais. Mas revela-se opositor da prática de qualquer rito ou ato humano vazio do verdadeiro amor. Também quer dizer que a nossa escola de misericórdia e comunhão comum será sempre o ser e agir do próprio Cristo. Ele não somente ensina, mas, pela ação do Espírito Santo, nos capacita à escuta e à prática da Palavra. Quanto à matrícula? Não é necessário a competição ou vigílias para conseguir uma vaga, apenas crer e reconhecer que o próprio Jesus preencheu, com o mistério de sua vida, Paixão, Morte e Ressurreição, o indispensável para sermos admitidos em Sua Igreja, sinal e canal de misericórdia e comunhão.
Sei que não merecemos tanto! Mas Ele nos ama, porque nos ama mereceu tudo isso e muito mais para nós! Basta agora, livremente aceitar-se amado (a) e assinar com uma vida, a qual se deixa melhorar pelo amor de Deus. E mais: será preciso não nos esquecermos de que, infelizmente, ainda somos ou estamos pecadores, porque pecamos. E quando isso acontecer, retomemos o aprendizado, ainda que seja humilhante por parte das nossas fragilidades. Mas não tem por que ficar no pecado nem perder a esperança, pois “De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (v.13).
Numa escola assim, as férias são desnecessárias, pois o ano letivo começa nesta vida e a formatura nos aguarda em Céu Novos e numa Terra Nova! (cf. 1Pd 1,3-5).

Padre Fernando Santamaria
Comunidade Canção Nova

Fonte: site da Canção Nova
 
 
 

SANTO DO DIA 06 DE JULHO - SANTA MARIA GORETTI

                                                                                                                                                                         

Santa Maria Goretti

6 de Julho

A Igreja, neste dia, celebra a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de "sim" a Deus e "não" ao pecado. Nascida em Corinaldo, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.

Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: "Não, não, Deus não quer; é pecado!"

Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade, na confidência à sua mãe: "Sim, o perdôo... Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa... Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna".

O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.

Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.


Santa Maria Goretti, rogai por nós!

Fonte: Site da Canção Nova

quinta-feira, 5 de julho de 2012

HOJE (05/07/2012) - PROGRAMA DECOLORES, NA RÁDIO NOVA ALIANÇA

Prezados Cursilhistas,

Não percam hoje o Programa Decolores, na Rádio Nova Aliança (AM 710 e FM 103,3).
O tema de hoje será: EXPLICAÇÕES SOBRE A SANTA MISSA.

Ouça! Reflita! Evangelize!

GED MCC Brasília




 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

ESCOLA DE FÉ E VIVÊNCIA

Queridos irmãos DECOLORES!
    Queremos convidá-los para a nossa Escola de Fé e Vivência de terça-feira, 03/07, no salão da Paróquia de Santa Cruz e Santa Edwiges, na 905 sul.

    Vamos receber o casal Geraldo e Regina, que nos contarão como foi a visita que receberam do JUBILEU BATE À PORTA. 

    Ele participou do 1º Cursilho e será uma excelente oportunidade de sabermos como começou o nosso Movimento em Brasília.

   Não percam, valerá à pena! Avise e convide seus amigos.

     Coordenação do MCC/GED