sábado, 30 de julho de 2011

Uma Entrevista especial!

O blog do MCC Brasília tem buscado trazer exemplos de vida e vivência da fé para compartilhar com cada cursilhista. E esta nossa segunda entrevistada é uma mulher de fibra, sinônimo de dedicação e serviço em prol da evangelização.
Com muito orgulho, trazemos para vocês uma emocionante entrevista realizada com nossa querida cursilhista Santinha, que compartilha conosco um pouco da sua história e relação amorosa pelo MCC Brasília. E essa entrevista, resultou no texto escrito pela própria entrevistada disposto abaixo. Obrigada Santinha!



"É com muito prazer que recebo este convite para dar uma entrevista sobre minha vida pessoal e minha ligação com o MCC de Brasília.

Meu nome é Ana Bernadete de Matos Silva, conhecida no Movimento como Santinha, apelido de família. Minha idade cronológica é 75 anos, mas na idade mental parei nos 50, mais ou menos. Fui casada por quase 48 anos com Silvio, que também fez o cursilho, mas há quatro anos ele faleceu.

Vim das Minas Gerais para Brasília em outubro de 1960, com dez dias de casada. Aqui trabalhei como professora da SEC/ GDF (Secretaria de Educação), aposentando-me em 1983, como diretora de Escola, função exercida por 25 anos. Nesta época eu já havia feito o cursilho de nº 17, em 1973, mas engajei no ECC (Encontro de Casais com Cristo), com meu marido, por dez anos.

Ao me aposentar no GDF, fui convidada por uma cursilhista, hoje já falecida, para participar de um grupo que testava as mensagens apresentadas no cursilho 03 dias. Víamos o tempo, conteúdo, esquema, testemunhos etc. Daí prá frente nunca mais me afastei do Movimento e fiz dele minha segunda família. Não sei em quantos cursilhos trabalhei, pois afinal já foram realizados 191 de mulheres, mas sempre estava à disposição quando era chamada. Trabalhei e fui encarregada da cozinha, coordenei diversos cursilhos, dei quase todas as mensagens e passei pela maioria das funções.

Quando a gente faz as coisas por amor é muito gratificante. Além disso, eu que precisei sempre do cursilho mais do que ele pudesse precisar de mim. Nele eu amadureci minha fé, tornei-me mais humana e espiritualizada. Também pertencia ao Secretariado, hoje conhecido como GED, em várias coordenações; fui também coordenadora do MCC/BsB em dois períodos de 03 anos cada um.

Como podem ver, nunca disse não ao Movimento, pois sempre acreditei na sábia frase: “Deus não escolhe os preparados; Ele capacita os escolhidos”. E me sinto feliz por ter-me colocado ao serviço dos cursilhos por tanto tempo.

Atualmente não ocupo função no GED, apesar de vários convites, porque preciso cuidar um pouco da minha saúde, da minha família de sangue que está a cada dia maior: 05 filhos (03 cursilhistas); 02 noras (01 cursilhista); 03 genros; 09 netos; e 03 bisnetas. Mas, não me afastarei do Movimento até para quebrar a rotina que vem acontecendo há algum tempo: sair da coordenação e sumir do Movimento. Eu vou ficar enquanto Deus assim o permitir.

Pertenço à Paróquia São Camilo de Lellis e faço parte da equipe de leitores. Quando precisa reforço o coro também. Meu 4º dia eu procuro viver participando dos meios de perseverança que o MCC oferece, sobretudo da Escola Vivencial, onde estou semanalmente, inclusive ajudando quando sou escalada para falar sobre um determinado assunto.

A minha perseverança é regada e alimentada pela participação dos Sacramentos, muita oração, leitura da Palavra de Deus, envolvimento nas atividades do cursilho etc. E assim vou dando meu testemunho de fidelidade e perseverança no seguimento de Jesus e ao MCC, pois lá ouvi, a seguinte frase: “Santinha, Cristo conta com você!” . E eu respondi: “E eu com a sua graça”. É esta graça que me sustenta!

Para os novos que têm a felicidade de vivenciar o cursilho eu deixo a seguinte mensagem: procurem conhecê-lo mais, descobrirem sua força, sua definição, seu método, sua essência, sua finalidade, seu carisma. Só assim vão poder amá-lo e colocá-lo, de verdade, como um “sopro divino” em sua vida. Obrigada a todos."


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Conclusão da Reforma

Carissímos, a paz de Cristo esteja convosco!

A reforma da cozinha e do refeitório está na reta final! Pelo contrato, a parcela final vence em 31/07/11 (domingo), "com o término da obra, incluindo a pintura e acabamento de todos os serviços, ficando os dois ambientes prontos para o uso." Os ambientes utilizados (dormitório, banheiro e cozinha) devem estar limpos, nas mesmas condições que os trabalhadores encontaram no início da obra.

Antes do pagamento, devemos fazer uma vistoria, apontando eventuais ajustes para que o sr. Antonio Francisco faça as correções. Pedimos, então, aos que puderem visitar a obra, nos comunicar se notarem pontos que precisam de correção. No sábado, 30, teremos lá na Casa a reunião do GED e pediremos aos presentes que também examinem o resultado. Vamos consolidar as anotações, que serão úteis na vistoria final (entrega da obra). Contamos com o vosso auxílio.

Fundação Casa de Cursilhos e MCC/GED.

REUNIÃO DO GED

Caríssimos, a paz de Cristo esteja convosco!

CONVOCAMOS os responsáveis que integram a equipe do GED e CONVIDAMOS os demais cursilhistas para a reunião que faremos no sábado, 30/7, às 9 horas, na Casa de Cursilhos. Será, também, uma boa oportunidade para conferirmos a reforma da cozinha e do refeitório, que já está na reta final. Com nosso fraterno abraço. Coordenação do MCC/GED

1. Oração Inicial
2. Leitura do Evangelho
3. Breve partilha
4. Leitura da ata da reunião anterior

5. Avaliação dos responsáveis (resultados do 1º semestre)

6. Calendário do 2º semestre - Escola e Cursilhos

7. Notícias do GER - carta MCC nº 18

8. Reforma da cozinha - prestação de contas e promoções
9 Assuntos gerais e sugestão de data para a próxima reunião
10. Oração final – agradecimento

quarta-feira, 27 de julho de 2011

HOJE é dia do PROGRAMA DECOLORES!

Caras e caros cursilhistas,

Não se esqueçam que hoje é dia do PROGRAMA DECOLORES, às 20h.
Um programa com muitas novidades, animação e celebração da fé.

Ouça e participe!

ATENÇÃO! REUNIÃO DO GED

Caríssimos, a paz de Cristo esteja convosco!
Informamos que a reunião do GED, que estava prevista para o dia 06/8, será antecipada para 30/7, sábado, às 9 horas, na Casa de Cursilhos. A pauta ainda está em elaboração e você pode apresentar sugestões. Ocorre que a data anterior coincidiu com a da posse de Dom Sérgio Rocha, Arcebispo Metropolitano, com Missa Solene na Catedral, no dia 6/8, às 9 horas. Um fraterno abraço.

Coordenação MCC/GED

segunda-feira, 25 de julho de 2011

HOJE - Adoração ao Santíssimo Sacramento


Hoje é dia 25, dia de participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Horário: 18 às 20h.
Local: Paróquia Santíssimo Sacramento - SGAS 606 Lote 41 L2 Sul

"Quereis que o Senhor vos dê muitas graças?

Visitai-o muitas vezes.

Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-o poucas vezes.

Quereis que o demônio vos assalte?

Visitai raramente a Jesus Sacramentado.

Quereis que o demônio fuja de vós? Visitai a Jesus muitas vezes.

Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus.

Quereis ser vencidos? Deixai de visitar a Jesus

Meu caros, a visita é um meio muito necessário para vencer o demônio. Portanto, ide freqüentemente visitar Jesus, e o demônio não terá vitória contra vós."

Dom Bosco


Fonte: www.paideamor.com.br

Carta Mensal do Padre Beraldo

Carta MCC Julho 2011 (143ª.)

“A Palavra do Senhor permanece eternamente.

E esta é a palavra do Evangelho que vos foi anunciada” (1Pd 1,25).

Caríssimos irmãos e irmãs que, como “Maria, queremos encontrar a Palavra de Deus em nós[1]:

É com estas palavras do Apóstolo Pedro que o Papa Bento XVI inicia sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini[2] datada de 30 de setembro de 2010. Em cartas mensais anteriores (Fev.e Maio de 2011- 138ª e 141ª respectivamente) já apresentamos algumas reflexões em torno desse precioso documento que, como o próprio título diz, consiste em tornar oficiais para toda a Igreja, as conclusões da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (5 a 26 de outubro de 2008) que teve por tema A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Estou certo de que muitos dos meus leitores já aprofundaram, com mais tempo e dedicação, os ricos aspectos contidos nesta Exortação chamada de “apostólica” porque tem a chancela do Papa. Entretanto, exatamente pela riqueza nela contida, é que a gente vai descobrindo e redescobrindo, a cada leitura, novos aspectos para reflexão e novas motivações para pô-la em prática. Proponho, pois, que nestas breves linhas, voltemos a considerar mais dois pontos significativos para os leigos e leigas contidos na VD.

1. “Palavra de Deus e fiéis leigos”. Entre os parágrafos da “Palavra de Deus na vida eclesial”, na Segunda parte “A Palavra de Deus e a Igreja”, podemos encontrar uma referência explícita aos leigos[3]. Ali se afirma que “O Sínodo concentrou muitas vezes a sua atenção nos fiéis leigos”, manifestando, também, gratidão pelo “generoso empenho com que difundem o Evangelho nos vários âmbitos da vida diária: no trabalho, na escola, na família e na educação”. Além dessa como que agradecida e confiante introdução, seguem-se, entre outros, dois pontos fundamentais no que toca à missão do leigo: o primeiro sobre a obrigação de “difundir o Evangelho” a partir da “obrigação que deriva do batismo”, com isso “realizando a própria vocação à santidade”. O que se deduz dessa afirmação? Que o leigo proclama o Reino de Deus “nos vários âmbitos da vida diária” sem necessitar da permissão e muito menos de submissão a quem que seja: nem do Papa, nem do Bispo, nem do Pároco. Na Igreja católica, durante séculos, o leigo pareceu como que um dependente da hierarquia. Felizmente, hoje, a dependência transformou-se em comunhão. Mesmo na necessária organização pastoral e evangelizadora - lembrando que “uma andorinha sozinha não faz verão” – busca-se a comunhão e não a dependência. Ademais, é lá no seu ambiente que o leigo e a leiga, se possível organizados em “pequenas comunidades de fé”, portanto buscando a unidade, dão o testemunho do Evangelho, dão o testemunho imprescindível para que o mundo creia: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21). O outro ponto, tão importante como o primeiro, trata da formação para discernir a vontade de Deus por meio de uma familiaridade com a Palavra de Deus...”. Por oportuno, lembro que ninguém forma ninguém. A formação nasce no intimo de cada pessoa á medida que esta recebe informações adequadas. No caso da “familiaridade com a Palavra de Deus”, ao recebê-la, o seguidor de Jesus vai elaborando e amoldando sua própria mentalidade e sua espiritualidade nascida da própria Palavra. Ao chegar a esse ponto, permitam-me recomendar, meu caro leitor e leitora, que leia devagar e medite profundamente todo parágrafo 66 da VD do qual reproduzo um pequeno trecho: “Redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja significa também redescobrir o sentido do recolhimento e da tranquilidade interior”.

2. “Todos os batizados são responsáveis pelo anúncio”[4]. No contexto da terceira parte da VD “a Missão da Igreja: anunciar a Palavra de Deus ao mundo”, a VD chama a atenção para a responsabilidade de todos os batizados como sendo “um povo enviado” e destaca a dos fiéis leigos que “são chamados a exercer a sua missão profética que deriva diretamente do batismo, e testemunhar o Evangelho na vida diária onde quer que se encontrem”. Especial destaque merece aqui essa missão como a de “testemunhar o evangelho”. Trocando em miúdos, testemunhar significa, antes de mais nada, esforçar-se para que a mentalidade do leigo, seus atos, seus gestos, sua ação sejam coerentes com a palavra e o ensinamento de Jesus, ou seja, seja ele coerente. São numerosos os documentos do Magistério eclesiástico, sobretudo os de depois do Concílio Vaticano[5] e a começar por este, que, ao fazer referência à missão evangelizadora da Igreja, referem-se ao testemunho de vida como a mais exigente e eficaz. Para não abundar em citações, lembro tão somente uma das mais importantes, a da Exortação Apostólica de Paulo VI “A Evangelização no Mundo contemporâneo” que, logo no início, assim se expressa: “E esta Boa Nova há de ser proclamada, antes de mais, pelo testemunho”[6]. E, depois de acenar para o que deve ser a atitude do evangelizador, acrescenta no mesmo parágrafo: “Por força deste testemunho sem palavras, estes cristãos fazem aflorar no coração daqueles que os veem viver, perguntas indeclináveis: Por que é que eles são assim? Por que é que eles vivem daquela maneira? O que é – ou quem é – que os inspira? Por que é que eles estão conosco?”

Meu caro leitor ou leitora: sugiro que você junte estes dois textos. Leia-os atentamente. Em seguida, colocando-se no lugar dos “fiéis leigos” da VD, aplique-os à sua vida de evangelizador, discípulo missionário enviado de Jesus: “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8).

Concluo com os mesmos votos expressos por Bento XVI no final da VD: “Por isso, cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1, 17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida. Desta forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1, 25; Is 40, 8).

A todos meu abraço muito fraterno que vai envolvido por Maria, “Mãe do Verbo e Mãe da Alegria”[7],


Pe.José Gilberto Beraldo

Equipe Sacerdotal do GEN

E- mail: beraldomilenio@uol.com.br


Fonte: site MCC Brasil

sábado, 23 de julho de 2011

Oração à São Paulo Apóstolo



Ó São Paulo tu disseste: Fiz-me tudo para todos, para levar a todos os povos a Boa Nova da Salvação, desperta em mim esse ardente desejo missionário!

Dá-me a coragem de Lançar-me para frente, com renovado ardor e entrega total a Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Intercede por mim, ó grande Apóstolo Paulo, para que seguindo teu exemplo, eu possa dizer: Já não sou mais eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim!

Faz de mim um(a) grande apóstolo(a) e irradiador(a) do Mestre Divino através de minha vida, usando com amor e fé todos os meios de comunicação. Confio em ti, ó Santo Apóstolo Paulo.

Amém.

Fonte: Diocese de Uruaçu/GO

Notícias

Universidade Católica de Brasília oferece cursos de alfabetização - 22/07/2011 - 14:03

A Diretoria de Programas Sociais da Universidade Católica de Brasília receberá, até o dia 29 de julho, inscrições para os cursos de Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão Digital do Projeto Alfabetização Cidadã. O projeto pretende capacitar jovens e adultos, a partir dos 16 anos, por meio da alfabetização, e oferece também cursos de pós-alfabetização e de inclusão digital.


Neste semestre o curso de Inclusão Digital acontecerá no Campus I da Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga, nos turnos matutino e vespertino e haverá turmas no Areal e Riacho Fundo II, no período noturno.


Os interessados em participar dos cursos devem dirigir-se ao Bloco L, sala 19, do Campus I portando original e cópia dos documentos pessoais (CPF, identidade, comprovante de renda e comprovante de residência). Os menores devem estar acompanhados pelo responsável legal. Os alunos serão chamados por ordem de inscrição.



SERVIÇO


Projeto Alfabetização Cidadã


Local: Bloco L, Sala 19, Campus I – Taguatinga


Informações: 61 3356.9162


Fonte: Rádio Vaticano
Local:Brasília

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Errata

Cursilhistas, houve um equívoco e pedimos desculpas. A reunião que ocorrerá no dia 25/07 às 20h é da Fundação Casa de Cursilhos e não do GED. De qualquer forma, o convite é para todos.

Arraiá DECOLORES no Gama

"ARRAIÁ DECOLORES. Vamo dançá quadria? Venha se deliciar com as comidas típicas e muita animação! (Em prol da Reforma da cozinha da Casa de Cursilhos).
Data: 24/07/11
Hora: 15:00 Hs
Local: Quadra 11 (em frente ao Lote 79) Setor Leste - Gama/DF 0
Ocê Tá Cunvidado pra nossa Festança! Não Farte!"

A cursilhista Daguia está pedindo apoio para trabalhar ou comparecer com sua família para prestigiar o evento.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reunião mensal da Fundação Casa de Cursilhos - Participe!



"Caríssimos, a paz de Cristo esteja convosco!
CONVOCAMOS os membros da Diretoria, Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação e CONVIDAMOS os demais cursilhistas para a reunião mensal, na próxima segunda, 25/7, às 20 horas, na Casa de Cursilhos, com a seguinte pauta:

1. Oração Inicial
2. Leitura do Evangelho
3. Breve partilha
4. Leitura das atas de reuniões anteriores (maio e junho/2011)
5. Informações sobre a situação patrimonial e financeira da Fundação
6. Eleição para a Secretaria Executiva da Fundação (completar atual mandato)
7. Assuntos gerais e sugestão de data para a próxima reunião
9. Oração final – agradecimento"

(GED Brasília)

"Feliz o homem que pôs sua confiança no Senhor" (Salmo 39)

Veja o rolito escrito com muito carinho, pela cursilhista Chiquinha Magalhães:

"Confiar, ter fé, esperar. Nós, seres humanos, possuímos a tendência de colocarmos nossa confiança nas coisas visíveis, materiais e imediatas. Colocamos muitas vezes nossa esperança em coisas finitas, limitadas, sem nos preocuparmos se há verdade naquilo.

A leitura de hoje põe-nos de sobreaviso: tudo o que é humano é efémero, limitado, finito; só em Deus encontramos o rochedo seguro que não falha e que não nos decepciona.


O salmista destaca como é feliz o homem que deposita sua confiança em Deus. Edifica sua vida em alicerce sólido e infalível, verdadeiro e infinito. Em Deus, ele encontra a essência que comporta o sentido da sua própria vida.


Somente em Deus poderemos encontrar a verdade e a felicidade que não cessamos de procurar. Dessa forma, poderemos compreender mais claramente porque as coisas materiais não conseguem preencher o espaço vazio que trazemos no nosso íntimo, a realização plena que tanto aspiramos no decorrer de nossa existência.


O mundo pode até criar uma ilusão quase real, mas ela se dissipa à medida que entendemos que somente poderemos encontrar a felicidade tão almejada, quando estivermos verdadeiramente inseridos, imersos em Deus, nossa única origem e destino.


Destaco os versículos 1 e 2 deste Salmo:


“Coloquei toda minha esperança no SENHOR; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.”


E vejam quantas promessas de Deus, este Salmo nos revela:



· O Senhor se inclinará para você e ouvirá o seu grito de socorro


· Ele te tirará do poço de destruição, do atoleiro de lama


· Ele colocará os seus pés sobre uma rocha e o firmará num local seguro


· Ele colocará um novo cântico em sua boca, um hino de louvor ao nosso Deus


· Muitos verão isso e temerão, e confiarão no SENHOR.


· Você será muito feliz por depositar no Senhor Sua confiança


· O Senhor fará muitas maravilhas


· Os planos do Senhor para você serão tão numerosos que não se poderá relatá-los


· O Senhor não lhe pedirá sacrifícios ou ofertas; simplesmente abrirá os seus ouvidos.


O salmista experimentou um grande milagre. Convicto de que o Senhor poderia fazer a diferença em sua vida, ele colocou toda a sua confiança no Senhor e gritou por socorro. De uma situação de derrota e destruição, ele alcançou uma condição de honra e vitória. Depositando em Deus toda sua esperança, ele tinha certeza que Deus o ouvia, e também de que Deus agiria.


Será que é assim que nós clamamos ao Senhor? A nossa oração é convicta? Rezamos com plena certeza de que Deus ouve e responde?


Precisamos entender que o Senhor, em sua infinita misericórdia, realiza em nós muito mais do que pedimos ou necessitamos. Muitas vezes, diante de nossos problemas, tomamos decisões erradas acreditando que estamos certos. Levamos em conta a opinião de pessoas e a nossa capacidade natural de resolver os problemas, e deixamos de lado a vontade de Deus.



Podemos até sair resolver nossos problemas por nós mesmos, mas com certeza não estaremos firmados em uma rocha firme e com os pés seguros.



Quando confiamos completamente no Senhor, estamos realmente seguros. Deus é a fonte onde encontramos a direção, a chave para darmos os passos certos na direção do milagre que precisamos.



Este salmo se encerra com o pedido de que o Senhor não nos negue Sua misericórdia, e nos proteja com Seu amor. Precisamos nos submeter a Deus e entender que não somos merecedores, muito menos capazes de alcançar a mudança que precisamos. Porém o Senhor faz, por causa de Sua misericórdia, por Seu amor e por suas promessas.



Deus tem prazer em nos restaurar, nos transformar. E, naturalmente, nos tornamos uma fonte de influência diante das pessoas, devido a nosso próprio testemunho de vida. É um compromisso que devemos assumir.



Porque Cristo morreu na cruz, hoje podemos nos aproximar do Senhor, e encontrar misericórdia e graça para sermos transformados.



Confie e espere no Senhor, e exclusivamente Nele, de todo o teu coração. Essa é a chave para tudo o que você precisa, e para alcançar tudo aquilo que Deus tem preparado para você."


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Você perdeu a última Ultreya? Veja como foi legal!






Na última terça-feira (19/07) ocorreu a Ultreya, com o tema "Feliz o homem que pôs sua confiança no Senhor..." (Sl 39). O encontro foi organizado pela Equipe de Comunicação do MCC Brasília. O rolito foi apresentado pela cursilhista Chiquinha. Posteriormente, houve a celebração da Santa Missa e encerrado com o lanchinho de sempre. Veja alguns momentos:

Você já ouviu o Programa Decolores?

Todas as quintas, às 20 horas, a Rádio Nova Aliança transmite o Programa Decolores. Apresentado por simpáticas loucuturas, é um espaço para oração, reflexão, louvar por meio de músicas.
Amanhã, não perca o programa, que terá novidades!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ultreya amanhã!



Reforçamos o convite, venha participar amanhã da Ultreya, às 19h30, no Salão da Paróquia Santa Cruz. Participe!